Terapias - Ana Pozza Psicologia
2
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-13.1.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-587

Terapias

Baseando-se na abordagem Relacional Sistêmica, os atendimentos podem ser realizados através de Psicoterapia individual (Adolescente ou Adulto), Familiar, Familiar com crianças, Terapia de Casal ou Terapia Sistêmica Infantil. Seguem informações dessas modalidades e esteja a vontade pra entrar em contato para mais informações!

Psicoterapia Individual Adulto

A psicoterapia oferece um espaço e um momento para olhar para dentro de si mesmo e se conhecer.  A partir de uma escuta acolhedora, ao contar a sua história a pessoa tem a possibilidade de olhar para si mesmo com atenção. Os sintomas são então oportunidades para encontrar aquilo que vem passando despercebido, ou que precisou ser escondido ou ainda que parecia não ter muita importância. A crise de ansiedade, por exemplo, pode levar ao caminho de escutar em si o que causa medo e pânico. Pode ser um descontrole diante de uma necessidade constante de ter controle. Mas para que tanto controle? Ao pensar a respeito, a pessoa em terapia é levada a conhecer sua história, suas influências, a reconhecer o lugar que encontrou dentro da família para poder crescer e se desenvolver, a conhecer o padrão de funcionamento da família que interfere diretamente no seu funcionamento atual.  Tomando consciência do seu funcionamento então ela poderá realizar mudanças, buscar alternativas que a levarão a realizar-se e a sentir-se bem.

 

Ansiedade, medo, depressão, desmotivação, dificuldades relacionais, sensação de que a vida não evolui, pensamentos suicidas, baixa autoestima, solidão, insegurança, timidez, dificuldades com mudanças.

 

Psicoterapia Individual Adolescente

Adolescência é um período de vida em que muitas mudanças estão ocorrendo e que questões existênciais afloram. Questões relacionadas com a construção da identidade se manifestam, gerando dúvidas, indagações, insegurança e novas necessidades. Esta etapa pode ser vivenciada com angústia por alguns adolescentes, assim como para os familiares, os quais podem encontrar dificuldades diante das mudanças dessa etapa do desenvolvimento. Dificuldades de manejo familiar e questões particulares do adolescente podem gerar barreiras ou conflitos relacionais e pessoais.  A psicoterapia nesse momento de vida favorece o desenvolvimento do adolescente, encontrando nesse espaço uma escuta acolhedora, que auxilia na melhor compreensão e conscientização de si mesmo e do contexto em que vive.

A partir da escuta da demanda inicial junto aos pais, é decidido se a Psicoterapia ocorre individualmente com o adolescente ou através de Terapia Familiar.

Psicoterapia Familiar

A partir da compreensão de que o nosso modo de ser interfere e impacta no modo de ser do outro, entende-se que a terapia familiar busca conscientizar a família de que os sintomas de seus membros são resultados do funcionamento da própria família como um todo. Dificuldades relacionais entre os pais, entre pais e filhos, entre um pai/mãe e um filho (a), entre irmãos, oferecem oportunidades para compreender o funcionamento familiar e pessoal. Na terapia familiar sistêmica o setting é voltando para a comunicação, ampliando os recursos da família para a resolução de seus conflitos. As sessões são realizadas com todos os membros da família, incluindo as crianças e os adolescentes.

Psicoterapia de Casal

A construção de um relacionamento amoroso por vezes passa por desafios que podem levar o casal a dificuldades de comunicação ou a vivência de conflitos que dificultam e impedem o entendimento e a vida conjugal feliz. A terapia de casal numa abordagem sistêmica auxilia o casal a compreender a dinâmica relacional construída, possibilitando aos envolvidos um novo olhar para a relação, a partir de um entendimento relacional. A proposta é que cada um possa reconhecer o que retroalimenta no comportamento do outro, que o casal é responsável pela dinâmica que vem estabelecendo e que a comunicação precisa ser ampliada para poder encontrar alternativas que favoreçam a relação.

Psicoterapia Sistêmica Infantil

Quando não é possível realizar a Terapia Familiar com crianças ou após encerrarmos o processo de Terapia Familiar com crianças, a Terapia Sistêmica Infantil surge para ser o início do processo de psicoterapia com a criança, onde ela em contexto clínico encontra espaço livre para se expressar, criar e demonstrar seu modo de ser no mundo, utilizando jogos e desenhos como recursos terapêuticos. A partir da criação de um vínculo com a criança, desenvolve-se uma oportunidade para ela encontrar no contexto clínico um espaço de confiança para ajuda-la a falar do que lhe incomoda, entristece e alegra, promovendo assim uma relação afetiva e mais aberta com os pais. A  Terapia Sistêmica Infantil promove o desenvolvimento emocional da criança, desenvolvendo a inteligência intrapessoal e interpessoal, assim como a aproximação entre pais e filhos e a oportunidade dos pais conhecer melhor o funcionamento do filho.

WhatsApp chat